Em sua primeira edição o Festival Alagoanes celebra o centenário do audiovisual alagoano e dentre suas ações, busca contribuir com ações formativas que incentivam o diálogo, a realização e o fomento de obras audiovisuais.
Uma das primeiras ações formativas do Festival, foi a oficina de curadoria ministrada por Regina Barbosa. Voltada para os curadores convidados pela produção do Alagoanes e teve como resultado a construção da curadoria e programação do Festival.
Como parte do projeto do Festival serão realizadas seis oficinas, cada uma com suas particularidades, tendo como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, que abrange diferentes áreas do audiovisual.
Os encontros acontecerão de forma virtual, ministrados por artistas e estudiosos da área, tendo como principal objetivo promover o debate, difundir conhecimento, trazer reflexões e estimular a troca.
O Festival Alagoanes conta com o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Oficina de Curadoria
Oficina de Crítica de Arte
Oficina “Panorama do Audiovisual Alagoano”
Oficina “A Mulher no Cinema Brasileiro: Rotas e Desvios”
Oficina “Devires negros e indígenas no cinema brasileiro e alagoano“
Oficina Cinema de Guerrilha